quarta-feira, 26 de março de 2008

Lifecooler: Um excelente artigo num excelente site

Qualidade de vida.
Ana Marta Ramos
2005-01-18


Vamos começar pela contextualização: a Terra da Gaga é uma pequena aldeia da freguesia de Serpins, concelho da Lousã, situada numa encosta da serra que é generosamente banhada pelo sol o dia inteiro.


Dois em um

Quer isto dizer que nos encontramos rodeados de verde, na maior tranquilidade que se possa imaginar, envolvidos por ar puro e pelos perfumes da natureza – e, no entanto, a escassos quilómetros dos inúmeros pontos de interesse que possui este concelho e os seus vizinhos Coimbra, Góis e Penacova. Descanso, não faltará. E motivos de passeio também não.
As duplas não se ficam por aqui. A Casa do Vale do Linteiro, afinal, não corresponde a apenas uma casa, mas sim a duas, idênticas na sua construção granítica e na origem agrícola, que remonta ao século XVIII, mas distintas no que toca ao interior. Mal chegamos ao portão somos amavelmente recebidos por Cecília Cação, a proprietária, que começa logo por nos explicar isso mesmo.


Para gostos de pendor mais rústico existe a Casa do Forno, com um quarto de casal, uma sala de estar com lareira, uma cozinha totalmente equipada e com forno a lenha e uma casa de banho. O chão em xisto e o mobiliário tradicional conferem-lhe uma atmosfera de “casinha de bonecas” extremamente confortável. Na sala existe ainda um sofá-cama duplo, o que eleva para quatro pessoas a capacidade da casa.

O melhor de dois mundos

Meia dúzia de passos é quanto basta para atravessar o pátio empedrado que nos coloca à porta da Casa da Avó, recuperada recentemente e cujo interior já foi pensado segundo cânones mais modernos. Entramos para uma mezzanine, depois de passarmos a moderna cozinha, também completamente equipada, onde fica a sala de jantar e a passagem para um quarto duplo, com casa de banho contígua. A madeira utilizada nesta edificação, que criou dois andares na outrora casa com um pé direito impressionante, aquece de imediato o ambiente, ainda que as suas linhas sejam depuradas.


Descendo as escadas vamos dar à sala de estar, ao nível do rés-do-chão, com uma agradável lareira, e à entrada para o segundo quarto da casa, este com casa de banho privada. Estas duas divisões têm saídas independentes para o pátio exterior, o que proporciona bastante liberdade de movimentos aos hóspedes, que podem circular à vontade sem perturbarem os horários uns dos outros.

A propriedade presta-se tanto a ser ocupada totalmente por uma família ou um grupo de amigos, como a ocupações separadas. O conforto, a privacidade e o sossego nunca são postos em causa, e isso é o essencial.

Sem comentários: