quarta-feira, 30 de abril de 2008

Passeio às Aldeias do Xisto

No dia 9 de Abril, a Transserrano organizou uma visita às várias aldeias do xisto nos concelhos de Miranda do Corvo (Gondramaz), Lousã (Casal Novo, Talasnal, Cerdeira, Candal) e Góis (Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena) para diversos operadores turísticos da Região. Participei como representante da Casa Vale do Linteiro.


A primeira paragem foi na Cerdeira onde a Kerstin (uma das poucas habitantes das aldeias) nos recebeu no seu atelier de artesanato em madeira.



A um pequeno salto, o Candal. Nesta aldeia existe uma das duas lojas do Xisto na Serra da Lousã, onde se pode comprar produtos locais, de agricultura biológica, artesanato da Kerstin ou tomar um chá de cheiro e sabor indescritíveis!


Deixámos a estrada de alcatrão, a caminho do Talasnal, em tempos a maior das aldeias da Serra da Lousã.

Deixámos o concelho da Lousã para visitar Gondramaz, um excelente trabalho de recuperação nas aldeias.


A hora de almoço estava próxima. Na Aigra Nova, a Lousitanea preparou-nos uma refeição serrana fantástica! Até porque os ares da Serra abrem o apetite! Nesta aldeia existe a outra loja do Xisto na Serra da Lousã (para mais informações sobre estas lojas http://www.aldeiasdoxisto.pt/lojas/8/5).

É nesta aldeia que a Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã - tem a sua maternidade de árvores onde cria árvores autóctones com a intenção de repovoar a Serra.




O dia acabou com a visita às aldeias de Aigra Velha e da Pena.


Mais que estas fotografias, é fundamental 'sentir' as aldeias. Aconselhamos as visitas com guias. A visita é muito mais rica!

Sem comentários: