sexta-feira, 11 de julho de 2008

Propostas da CM da Lousã


No fim de semana que se aproxima a Lousã é o destino de eleição no Centro de Portugal.
 
Com efeito para os amantes da nossa ruralidade, em cenário de montanha, a Lousã - Vila e Serra, oferecem uma diversidade de ofertas e emoções difíceis de encontrar em outros destinos de montanha.
 
A - No fim de semana de 12 e 13, na Aldeia do Xisto da Serra da Lousã - Cerdeira, tem lugar a 3.ª edição de "ELEMENTOS À SOLTA", arte a 700 m  de altitude.
Organizada pela artesã Kerstin Thomas, com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, acontece um Encontro de Artes no cenário de uma Aldeia do Xisto, em local natural de rara beleza. Entre as 11h e as 20h, oportunidade para contactar com estes novos artesãos / artistas que, a partir de técnicas e materiais tradicionais, trabalham de forma admirável a pedra (Evaldo Borges, Moisés Preto Paulo), a madeira (António Fernandes e Branca Campos, Idálio Dias, Kerstin Thomas), o metal (Afonso Cancela, João Coelho), o barro (Ana Lousada e Carlos Neto, Georgina Queiróz, Miguel Neto, Vasco Baltazar, Virgílio Peixe), o têxtil (Helena Loermans) e o papel (Eugénia Cavaca).
Perca-se ao longo das ruelas desta Aldeia, observe os artesãos a trabalhar e troque impressões com eles, veja as exposições, ouça a animação musical de gaiteiros, alunos da Academia de Música da Lousã e do Conservatório de Coimbra, refesque-se e petisque. (elementosasolta.blogspot.com).
 
B - No mesmo fim de semana de 12 e 13, entre as 9h e as 20h, na Lousã, no Largo do Pelourinho, ali mesmo escostado ao Edifício dos Paços do Concelho tem lugar a XISTART - 1.º Mostra de Produtos Endógenos da Serra da Lousã. Organizada pelo GERL - Grupo Etnográfico da Região da Lousã, encontraremos uma série de produtos tradicionais, artesanais e de agricultura biológica, com "um cheirinho" às feiras das aldeias da nossa infância.
 
C - No mesmo dia 12, Sábado, ali ao lado do Trevim, no Santo António da Neve é ocasião para o 12.º Encontro dos Povos da Serra da Lousã. Ali onde a brisa corre fesca todo o ano, onde se construíram os Neveiros da Serra da Lousã, para deliciar a corte lisboeta, ali se junta os povos destes concelhos serranos para celebrar o seu encontro anual, onde, segundo rezava a tradição, anualmente se derimiam questões e se apalavravam negócios. Ponha-se a caminho, acompanhado de merenda e passe um dia em são convívio, ao som dos agrupamentos folclóricos e etnográficos que sempre aí se apresentam.
 
D - Se ainda não estiver satisfeito, no dia 13, Domingo, pode estar presente no XII Encontro de Concertinistas e Cantadores ao Desafio do Inatel e IV organizado pelo GERL.
 
Para poder acompanhar todas estas actividades, existe alojamento diversificado (Melíá Hotel Palácio da Lousã, Pousada da Juventude, TER de Vale do Linteiro, do Quintal de Além do Ribeiro ou da Casa da Eira Apícola ou ainda as Residenciais Bem-Estar ou Martinho ou o Parque de Campismo de Serpins (http://www.cm-lousa.pt/turismo/turismo_aloj.htm).
Pode ainda retemperar forças nos diversos restaurantes do concelho (http://www.cm-lousa.pt/turismo/turismo_rest.htm), saboreando a típica gastronomia regional.
 
Será, com toda a certeza um fim de semana esgotante, mas retemperador e estimulante.
 
A LOUSÃ conVIDA NATURALmente!

Sem comentários: